mindfulness:
o programa
de 8 semanas

mindfulness:
o programa
de 8 semanas

Gonçalo Pereira, também conhecido como Sagara, é um dos formadores de Mindfulness mais experientes em Portugal. Iniciou o seu percurso há mais de 25 anos, numa época em que estes temas encontravam-se, principalmente, nos mosteiros budistas.

próximos cursos

o curso

Este curso de 8 semanas segue um programa de práticas simples e comprovadamente eficazes que, ao serem integradas no seu dia-a-dia, ajudam a romper os ciclos de ansiedade, stress, desânimo e cansaço que tão frequentemente nos assolam. Mindfulness pode ajudar a desenvolver um à vontade e perspetiva de vida que, mesmo perante as maiores dificuldades, encontra-se coragem e resiliência.

em que consiste

Mindfulness é um estado de atenção específico, focado no momento presente e isento de julgamentos. As implicações práticas e transformadoras deste treino de atenção vai sendo experimentado através de práticas formais (meditações guiadas) e práticas informais que visam a sua integração no dia-a-dia. A cada semana, vão sendo explorados novos temas e as suas respetivas práticas. A eficácia do curso requer empenho e disciplina para manter a prática de mindfulness viva entre uma sessão e a próxima.

Além de vários suportes didáticos, são também partilhadas gravações para apoiar a prática pessoal de cada participante.

duração

O programa pode ser realizado em vários formatos, sendo o mais comum em 8 semanas. Neste formato, o grupo reúne-se semanalmente para sessões de 2h, havendo também uma sessão intensiva de um dia*, geralmente realizada em torno da sexta semana ou no fim do curso.

origens

O curso baseia-se nos dois programas de mindfulness mais conhecidos mundialmente - MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy). Estes programas são recomendados pelo National Institute of Health and Clinical Excellence, do Reino Unido, e os seus benefícios são cientificamente reconhecidos.