experiência
Somática

experiência
Somática

terapeuta

Ana Ramos é terapeuta de Experiência Somática® (Somatic Pratictioner | SEP - certificada pelo Somatic Experiencing Trauma Institute - EUA). Fez a formação de 2013 a 2016 com a professora Liana Netto. Tem dedicado os últimos anos a acompanhar pessoas no seu processo terapêutico e a fazer assistência nos cursos de formação da professora Liana. Estudou a Teoria Polivagal de Steven Porges com Deb Dana fez o Foundation de Bodynamic (Psicoterapia Somática do Desenvolvimento) com a professora Ditte Marcher.

enquadramento

A Experiência Somática é uma abordagem terapêutica que assenta no reconhecimento de que a biologia humana, quando exposta a experiências ameaçadoras, tem a incrível capacidade de se auto-preservar. Quando encontra condições de segurança e amparo, tem tudo o que precisa para se restaurar. Assim é a nossa natureza! Para esta abordagem, estabelecer a relação e o dialogo com o corpo através da escuta receptiva da sua linguagem, é a base fundamental para ajudar a vida interna a encontrar o caminho de volta à integridade e regulação.

trauma

No decorrer da vida, somos expostos a experiências extremas que mobilizam muita carga nervosa e que o nosso Sistema Nervoso não consegue processar. O que não podemos processar, não podemos descarregar, fica contido no sistema nervoso e fisilogia. Esta (sobre)carga não processada chama-se Trauma. Quando há trauma, há fixação. Estas fixações podem traduzir-se em padrões fisiológicos fixos e desorganizados, trazendo uma variedade de sintomas físicos e mentais. Nomeadamente ansiedade, depressão, problemas na digestão, eczemas, desregulação do sono e da capacidade de descanso entre muitos outros.

o método

A Experiência Somática foi desenvolvida por Peter Levine phD e tem como base de conhecimento a Teoria Polivagal de Steven Porges. Com os pés bem assentes na Neurociência, o SE trás ferramentas para reconhecer e apoiar o processo de renegociação do trauma, restabelecendo o fluxo natural da vida interna (saindo da fixação) e voltando ao ritmo saudável do sistema nervoso. Desenvolver a capacidade de escutar e apoiar a vida que nos habita, permite percorrer o caminho de volta a nós próprios. Voltamos a poder estar mais presentes e sintonizados connosco, com os outros e com o mundo.

marcações

Para marcar a sua sessão de Experiência Somática (online ou presencial), por favor contacte:

Ana Ramos
916 004 214 (envie um sms)
ana_silveira_ramos@hotmail.com